Planta originária da Ásia e das Américas. Utilizada pelos índios para pintar o corpo. Planta arbustiva, de até 5 metros de altura, com caule ramificado, folhas cordiformes, flores branco-rosadas e frutos espinhosos e marrons. Seus frutos e são aproveitados na , principalmente como coloríficos. E na tinturaria o pigmento extraído é chamado “terra orellana”. que dar cor aos , do amarelo-alaranjado ao vermelho. O urucum é rico em vitamina C. Dá cor aos alimentos sem modificar o . Pode ser usado em arroz, farofas e molhos. É uma mistura de fubá, óleo de soja e urucum.

Uso

Serve como corante de assadas, sopas, pães e arroz. Na indústria alimentícia é usado para congeladas ou defumadas, arroz, manteiga e queijos. Nas Filipinas é muito usado para colorir manteiga, queijos e outros pratos, assim como na região Norte-Nordeste do Brasil.
Use-o para dar uma leve coloração vermelho alaranjado ao arroz e . Também utilizado na confecção de pastas de queijo, molhos cremosos e farofa.

Comprando

Pode ser encontrado seco, em sementes ou em pó que é normalmente chamado de colorau. Porém isso é impróprio porque colorau é o pimentão vermelho em pó. É vendido na forma de um pó avermelhado ou em folhas secas.

Combinando

Mais conhecido no Brasil como colorau, é usado para dar cor a carnes, arroz, queijos, molhos e sopas

Uso Medicinal

Possui propriedades adstringente, afrodisíaca, bactericida e corante. Observação importante: Qualquer uso terapêutico deve sempre ser acompanhado por um médico.

Propriedades

O colorau é um pó fino de cor vermelho-alaranjada com cheiro e sabor próprios. Ele não deve apresentar cheiro acre ou rançoso, nem conter substâncias estranhas a sua composição, tem origem nas sementes de urucum, ricas em carotenóides como a bixina e a norbixina.

[ad#small-square]