Extremamente , é utilizada no preparo de pratos mexicanos e italianos. Ideal para sopas, cremes, cremosos e de tomate, frutos do mar, carnes, , vegetais e coquetéis. O nome pimenta deriva do termo espanhol utilizado para designar a pimenta-do-reino. Em Latim tardio, o termo pigmentum servia para designar pigmento e também pimenta (em Latim tradicional piper). Deste termo, origina-se a raiz do inglês Pepper, tendo influenciado a nomenclatura de vários outros , como a pimenta Jamaica, pimenta vermelha e similares. O termo botânico Capsicum deriva do grego kápsa, caixa, cápsula, numa referência ao formato das frutas. As espécies C. anuum,C. chinense e C. frutescens derivam de um ancestral comum originário da bacia Amazônica. O nome frutescens vem da mesma origem do verbo latino frutescere, frutificar. Os termos anuum e chinense não apresentam justificativas fortes. A pimenta de pássaro ou pimenta cumari, denota pimentas pequenas e picantes, cujas se separam facilmente dos frutos, podendo ser disseminadas pelos pássaros.

Uso

Partes usadas: frutos, que podem ser colhidos maduros ou verdes. A remoção das sementes e veios resulta em pimentas menos picantes. As folhas podem ser utilizadas para aromatiar bebidas, na Índia. A pimenta chilli é quente e picante. Pode-se perceber outros sabores mais sutis como por exemplo frutas, terra, defumado, doce e floral, de acordo com a espécie. A maior variedade de sabores é encontrada no México. A medida do ardume das pimentas utiliza a escala Scoville, originalmente baseada na diluição de extratos de pimentas e degustação. Atualmente é mais usual a escala HPLC (cromatografia líquida de alto desempenho, do inglês high-performance liquid chromatography), cujos resultados podem ser aproximados da escala Scoville com equivalência de 15 unidades Scoville a 1 ppm (parte por milhão) de capsaicina e capsaicinóides.

Combinando

Apresenta os mesmos componentes da páprica, com maior conteúdo (1%) de capsaicina (amido de 3-hidróxi-2-metóxi-benzilamina com ácido 8-metil-6-noneneóico) e compostos relacionados chamados capsaicinóides, entre eles a diidrocapsaicina.

[ad#small-square]