Planta do tipo trepadeira tem folhas verdes brilhantes ovaladas com estreitamento nas pontas. Cada flor resulta num fruto esférico que agrupam cachos de até 60 pimentas. O que a diferencia da pimenta do reino preta é o processo de obtenção. As pretas são colhidas quando inicia o amadurecimento do fruto e são secados ao sol quando se tornam pretos e enrugados; enquanto que, as brancas são colhidas quando maduras, depois deixados por aproximadamente 10 dias em água corrente, fazendo com que a casca (mesocarpo) se desprenda. Somente depois passa pelo processo de secagem. Fornece aos como marinada e com cozimento demorado. Chegou ao Brasil no século XVIII e seu cultivo foi incentivado em 1933 pelos imigrantes japoneses, no Pará.

Uso

Na maioria dos pratos é utilizada moída, embora possa ser utilizada em grãos inteiros. Use-a como alternativa da pimenta do reino em pratos que não deseja “manchar” com a cor escura.

Comprando

É encontrada em grãos ou em pó. Dê preferência a comprar grãos e triture somente na hora do uso.

Conservando

Se comprar a pimenta já moída, guarde-a em frasco escuro, hermeticamente fechado, de preferência na geladeira.

Combinando

Utilizada no preparo de pratos claros, como por exemplo, de ou e branco.

Preparando

Junte a pimenta no a ser preparado e cozinhe, não a utilize crua em pratos já cozidos, se este serão guardados e não prontamente consumidos.

Dicas

Triturar a pimenta branca na hora do uso.

Ajuda

Estimula o .

Prejudica

Irrita a mucosa danificada de pessoas que possuem distúrbios gástricos e hemorróidas.

[ad#small-square]