Tem perfume delicado e , esta planta atinge até 50cm de altura, com folhas ovaladas e caule reto. Existe mais de 350 tipos de manjericão. Também conhecido como basilicão e é muito parecido com a alfacava. Suas folhas podem ser grandes e médias, pequenas e roxas. Embora seja uma de origem indiana, devemos ressaltar que os indianos não a utilizavam na . Hoje é muito utilizado na italiana

Uso

Pode ser usada em , pizzas, massas, molhos, sopas, legumes, vinagre de , cogumelo e carnes. Suas folhas frescas também podem ser usadas na decoração de pratos.

Comprando

Encontrada fresca, em maços ou em bandejas – quando devem ser escolhidas rejeitando as folhas esbranquiçadas e murchas; ou secas – quando deve ser escolhida as acondicionadas em embalagens que a protegem da luz e umidade.

Conservando

Coloque-o em embalagem plástica por apenas 3 dias.

Combinando

Combina com muitos alimentos, como por exemplo legumes, berinjela e abobrinha, mas em especial com queijo e tomate. Um dos principais ingredientes do molho pesto genovês.

Preparando

Lave os ramos em água corrente e depois as deixe de molho em solução anti-séptica. Seque-as e pique com faca bem afiada.

Dicas

Para preparar o molho pesto dê preferência para o manjericão com folhas maiores. Para liberar mais , pique as folhas com as mãos. Quando frescas as folhas podem vinagre e azeite.

Propriedades

Horta em Casa Suas folhas são conhecidas como um natural e suave sedativo para tratar de enjôos, vômitos e dor de estômago. Ajuda no tratamento de infecções de pele, em uso externo. É, também, usado como um repelente natural de insetos. Observação importante: Qualquer uso terapêutico deve sempre ser acompanhado por um médico.

[ad#small-square]