Por sua versatilidade, tanto é usado em doces como salgados. Pode-se misturá-lo a chás, biscoitos, embutidos, carnes e até mesmo frutas. Originário das Ilhas Molucas, na Indonésia, o cravo é utilizado há milênios na China, como tempero e no preparo de perfumes e medicamentos. Hoje integra a do mundo inteiro, especialmente a asiática e a africana. Na Europa é mais usado para condimentar carnes de caça e doces. O cravo foi introduzido no continente europeu pelos holandeses, que detinham o monopólio da especiaria, na época tão procurada quanto a pimenta. No final do século XVIII os franceses iniciaram o cultivo em Reunião, sua colônia no oceano Índico e de lá a especiaria vai para a Índia. Hoje ela também é cultivada na Tanzânia, Madagáscar, Sri Lanka, Malásia e Granada. O cravo é o botão de uma grande árvore que floresce depois de 20 anos. Quando colhido, possui uma coloração rosada e, após dias de secagem ao sol, torna-se marrom-escuro e perde dois terços de seu peso inicial. A Indonésia consome 50% do volume cultivado no mundo na forma de cigarro. Ele não é utilizado na local.

Uso

O cravo é usado em uma enorme variedade de doces e salgados. Nas cozinhas da China, Sri Lanka, Índia, norte da África e é mais utilizado para aromatizar carnes, arroz, vinha-d’alhos, peixes, , chutneys, guisados, toucinho, língua, presunto e picles. Já na Europa é mais utilizado em doces, como compotas, pudins, bolos e pães, e no vinho quente. Partes usadas: botões. Óleo essencial é produzido também a partir das folhas, apesar de não haver uso culinário. É fortemente aromático e fragrante com picante. É uma especiaria antiga e pelo seu sempre foi mantida em alta conta por cozinheiros na Europa, norte da África e grande parte da Ásia. Na China, o cravo era utilizado como desodorante. Comerciantes árabes trouxeram cravos para a Europa durante o Império Romano. Mais tarde os europeus, principalmente os holandeses, exploraram comercialmente o cravo, colonizando as ilhas produtoras para manter o monopólio comercial, com altas margens de lucro.

Propriedades

Anti-séptico, aromático, alivia a dor de dente, auxilia na digestão, nas fraquezas sexuais, contra os gases e no fluxo menstrual

[ad#small-square]