O Chimichurri é um típico da Argentina e do Uruguay, usado principalmente para fazer churrascos. Pode ser usado tanto para deixar a de antes de fazer o churrasco (marinada), como para molhar a carne enquanto esta sendo assada, ou mesmo para temperar depois de pronta. A base do chimichurri é a salsinha, o alho, o vinagre e o azeite de oliva. Sobre essa base, pode haver muitas variações, desde acrescentar ou substituir a salsinha por coentro, acrescentar orégano ou mesmo alfavaca ou manjericão, até acrescentar ou substituir o vinagre por de limão. É comum acrescentar alguma pimenta. A mais usual é a pimenta calabresa ou outra semelhante, mas pode ser páprica ou mesmo pimenta do reino.

Uso

Pode ser usado tanto para deixar a carne de molho antes de fazer o churrasco (marinada), como para molhar a carne enquanto esta sendo assada, ou mesmo para temperar depois de pronta. Molhar a carne enquanto está sendo assada. O da salsinha e do alho assados junto com a carne é muito especial.

Propriedades

As em geral possuem propriedades terapêuticas a nossa saúde, mantê-las com freqüência em nossa dieta pode afastar diversas doenças. Além da praticidade de quando você receber uma visita de supersa, servir esse molho com torradinhas, cenouras e pepinos em formato de palito.

[ad#small-square]