Guarda boa combinação com frutos do mar, sopas, e ovos. Apresenta semelhanças com a salsinha. Provavelmente é originário do Oriente Médio. O cerefólio já era conhecido no início da Idade Média, quando foi cultivado em mosteiros. Conhecida como “folha que alegra o coração”, o cerefólio é uma planta aromática originária da Ásia, no sul da Rússia. Foi introduzida na Europa pelos romanos e é amplamente utilizada na França e na Inglaterra. Atinge até meio metro de altura. Tem folhas e sabor semelhantes ao da salsinha, mas é mais adocicado e mais aromático. É uma das ervas da mistura “fines herbes” francesa, e ingrediente fundamental do clássico béarnaise. Existem dois tipos de cerefólio: o comum e o encaracolado, utilizado na decoração de .

Uso

É muito usado em molhos, sopas, , ovos, queijos cremosos e saladas. As folhas delicadas decoram muito bem os pratos e deixam um perfume de anis. Folhas picadas de cerefólio podem ser usadas em sopas e molhos suaves, saladas de folhas, cozidos ou defumados, omeletes e refogados. É ingrediente fundamental dos molhos francesas béarnaise e ravigote. Seu é sensível ao calor excessivo. Por isso é melhor que seja acrescentado no final da execução da .

Propriedades

Cru ou em infusão (chás) estimula a digestão e alivia problemas circulatórios e hepáticos. Combate o reumatismo e a baixa pressão circulatória. É diurético. Purifica o sangue e é digestivo.
Observação importante: Qualquer uso terapêutico deve sempre ser acompanhado por um médico.

[ad#small-square]