Também conhecido como falso açafrão, açafrão de raiz, gengibre dourado ou açafrão do amazonas, são nomes populares da cúrcuma, especiaria mais econômica utilizada como alternativa ao verdadeiro açafrão.
De coloração amarelo-dourado que tem um ligeiramente e perfume almiscarado, se obtém do risoma de uma planta tropical da família do gengibre.

Uso

Usado para colorir laticínios, bebidas e mostarda, em cozidos, sopas, ensopados, , peixes, pratos à base de feijão, com ovos, maioneses, massas, frango, batatas, couve-flor e até pães. Deve ser dissolvida em um caldo quente antes de ser incorporada a uma .
É essencial para acentuar o sabor e dar cor a muitos pratos da indiana, principalmente arroz.

Propriedades

É uma planta perene com ramificações laterais compridas. A parte utilizada da planta é o rizoma (raiz), que externamente apresenta uma coloração esbranquiçada ou acinzentada e internamente amarelada. Do rizoma saem as folhas e as hastes florais. Reproduz-se por pedaços do rizomas que apresentam gemas (olhos) com plantio em solo argiloso, fértil e de fácil drenagem. Depois da planta adaptada ao local, alastra-se, pois o rizoma principal emite numerosos rizomas laterais. É uma planta difícil de ser destruída. A colheita deve ocorrer na época em que a planta perde a parte aérea, depois da floração. Nesta fase, os rizomas apresentam pigmentos amarelos intensos.

[ad#small-square]