20 g. de fermento
* 1/8 de litro de leite morno
* 350 g. de farinha
* 50 g. de açucar
* 1 pitada de sal
* 80 g. de manteiga
* 2 gemas de ovo
* 1,5 a 2 kg. de maçãs
* sumo de 1 limão
* margarina para untar a forma

Para a cobertura:
* 400 g. de natas
* 50 g. de mel
* 30 g. de açucar
* 60 g. de farinha
* 200 g. de amêndoas raladas

Modo de Preparo

Dissolver o fermento no leite e juntar a farinha, o açucar, o sal, a manteiga e as gemas de ovo para fazer a e estendê-la até ficar fina. Deixar a a levedar num local quente até ter atingido o dobro do tamanho. Descascar as maçãs, cortá-las em quartos e retirar o centro. De acordo com o tamanho dos pedaços cortados em quartos, voltar a cortá-los ao meio ou em gomos ainda mais finos. Embebê-los em sumo de limão.

Para fazer a cobertura, ferver as natas, o mel e o açucar e deixar ao lume durante 5 minutos. Misturar bem a farinha e adicionar as amêndoas. Colocar a massa levedada numa forma untada, formando um rebordo com cerca de 1 cm de altura. Picar a base da massa várias vezes com um garfo e colocar sobre a mesma os pedaços de maçã. Espalhar por cima a cobertura de amêndoa ralada. Levar a cozer ao pré-aquecido durante cerca de 40 minutos ( eléctrico: 180 graus; a gás: grau 2; temperatura ambiente: 160 graus). Se a tarte tostar rápidamente, cobri-la com papel vegetal.

Observação

Como fazer levedar a massa: Utilizar apenas ingredientes à temperatura ambiente (não aquecer a massa, pois danifica o fermento). Cobrir a massa com um pano de limpo e colocar num local quente que não esteja exposto a correntes de ar. Por exemplo, pode colocar a massa a levedar no forno a 40 graus.
[ad#small-square]