2 xícaras de de farinha de trigo
Sal temperado a
1 ovo, ovo levemente batido
1 farinha de trigo, farinha de trigo para polvilhar
1 kg de maçã ácida
100 g de uva passa preta, sem
4 colheres de sopa de açúcar
2 colheres de chá de canela em pó
2 colheres de chá de casca de limão ralada
3 colheres de sopa de farinha de rosca
100 g de amêndoa em palitos, se quiser
1 manteiga para untar
1 farinha de trigo
2 colheres de sopa de manteiga
2 colheres de sopa de rosca clara e fina
1 açúcar de confeiteiro, para polvilhar

Modo de Preparo

Peneire a farinha de trigo com sal em uma vasilha grande e faça uma cova no centro. Adicione, em seu interior, o ovo, 4 colheres de sopa de água quente e a manteiga derretida misturando bem. Vire a sobre uma mesa levemente polvilhada com farinha de trigo e trabalhe-a até ficar lisa e elástica. Cubra com uma vasilha invertida e deixe descansar por 30 minutos.
Enquanto isso, descasque as maçãs, remova os miolos e corte-as em fatias finas. Misture-as com todos os demais ingredientes do recheio, exceto a amêndoa. Preaqueça o (220º). Unte duas assadeiras com manteiga. Estenda, sobre a mesa, um pano de grande e polvilhe-o uniformemente com farinha. Coloque a massa no centro e abra-a o mais fino possível. Recorte as bordas para deixá-la reta e use os pedacinhos aparados para emendar eventuais furos.
Pincele a massa com a manteiga derretia e espalhe as amêndoas e metade da farinha de rosca sobre metade dela, no sentido do comprimento. Espalhe, por cima, as fatias de maçãs, mantendo livres 2,5 cm de distância das beiras. Dobre cuidadosamente a massa não coberta sobre o recheio, pincele as beiradas com água e pressione para colar. Corte o strudel em dois pedaços ou deixe-o inteiro se tiver uma assadeira grande e feche as extremidades cortadas.
Transfira os strudels para assadeiras untadas com manteiga e polvilhadas com o resto da farinha de rosca. Asse por 10 minutos e então reduza o fogo para 200º por mais cerca de 30 minutos ou até os strudels ficarem dourados e as maçãs do recheio, macias. Polvilhe com açúcar de confeiteiro e sirva, quente ou frio, com creme chantilly.
[ad#small-square]