00274

– 1 kg de arroz agulhinha tipo 1
– ½ kg de feijão de corda
– 50 g de bacon (manta)
– 120 g de cebola limpa
– 40 g de alho limpo
– 38 g de caldo de costela
– 30 g de salsinha
– 30 g de cebolinha
– 80 ml de óleo de soja
– 4 folhas de loro
– 4 litros de água
– sal a

Modo de Preparo

Leve ao fogo o feijão com 2 litros de água e louro em uma panela de pressão e deixe por 30 minutos.
Enquanto o feijão , prepare o : retire o couro do bacon, corte-o em pedaços pequenos de no máximo 0,3 cm e reserve-o. Corte em cubinhos a cebola e o alho já limpos e reserve.
Após a cocção do feijão, separe os grãos do caldo, desprezando as folhas de louro e reserve o caldo.
Leve uma panela grande ao fogo e coloque o óleo e o bacon. Quando a gordura do bacon estiver dourada, junte o alho, a cebola e o caldo de costela, frite mais um pouco. Junte o arroz sem ser lavado e refrite. A seguir junte delicadamente os grãos do feijão.
Depois de tudo refritado, coloque o caldo do feijão e complete com água para cozinhar. Acrescente sal a gosto. Tampe a panela e deixe-a em fogo médio até secar a água.
Pique bem a salsinha e a cebolinha e reserve.
Assim que a água secar, verifique se os grãos do arroz estão bem cozidos, caso não estejam, colocar mais um pouco de água para terminar a cocção; estando bem cozido retire a panela do fogo. Misture a salsinha e cebolinha já picados com o baião. Reserve destampado para sair o vapor.
Disponibilize ramequins limpos, uma colher grande e a balança, assim que o baião descansar vá porcionando-o nos ramiquins.
Cubra os ramequins com fita filme, identifique um a um e coloque a validade. Deixe-os sob refrigeração.
[ad#small-square]