4 alcachofras
1 cebola grande
4 dentes de alho
sal a
1 pouquinho de azeite
água o quanto baste.

Para o Gorgonzola
1 xícara de queijo gorgonzola em pedaços
½ xícara de queijo mussarela em pedaços
1 ½ xícara de leite
1 caixinha de creme de leite light
1 colher (sopa) de maisena
2 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado na hora

Modo de Preparo

Pegue as alcachofras e corte as folhas externas que estiverem mais estragadas, corte o caule bem rente à base da flor. Abra o máximo que puder as pétalas e mergulhe as alcachofras em água com um pouco de vinagre por pelo menos meia hora (elas devem ficar cobertas pela água). Isso vai expulsar os eventuais bichinhos que estiverem escondidos entre as pétalas. É possível que, para fazê-las ficarem mergulhadas, você precise colocar um pesinho sobre elas, como um , por exemplo. Transcorrido esse tempo, retire-as e lave-as cuidadosamente, sob água corrente com jato forte.
Pique grosseiramente a cebola e o alho. Numa panela grande, coloque um fio de azeite. Refogue a cebola e o alho até dourarem. Acrescente as alcachofras, cubra com água, tampe a panela e deixe cozinhar até que as folhas se soltem ao serem puxadas. Depois de uns 10 minutos de fervura, não se esqueça de colocar o sal.

Para fazer o molho, bata o leite, a maizena, a mussarela e o gorgonzola no liquidificador. Leve ao fogo, mexendo sempre até engrossar. Retire do fogo, acrescente ao creme de leite e mexa bem. Despeje sobre as almôndegas, polvilhe o parmesão e leve ao até dourar
[ad#small-square]