00012

1/2 kg de tomates médios
1 cebola média . 150 g
4 dentes de alho sem casca . 25 g
Raspas de 1/2 laranja média . 3 g
1/2 maço médio de manjericão . 11 g
2 colheres (sopa) de azeite de oliva espanhol . 20 g
1/2 xícara (chá) de suco de laranja . 120 ml
50 g de azeitonas pretas
300 g de penne
2 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado . 14 g
Sal a
Decoração: fatia de laranja

Modo de Preparo

1 – Preaqueça o forno em temperatura média (180ºC).
Lave os tomates elimine os pedúnculos e corte cada um deles em 6 gomos. Descasque a cebola, elimine as extremidades, corte em gomos e separe as pétalas. Descasque os dentes de alho, pique-os em fatias e reserve.
Lave a laranja e faça raspas da casca. Lave o manjericão, seque com toalha de papel, separe somente as folhas e reserve.
Unte uma assadeira com 1 colher (sopa) de azeite de oliva e disponha os gomos de omates. Leve ao forno por 15 minutos. Retire do forno.
Espalhe as pétalas de cebola, o alho e as raspas de casca de laranja. Volte ao forno por 20 minutos. Retire do forno, regue com o suco de laranja e deixe no forno por mais 20 minutos ou até que os estejam assados e quase todo o líquido tenha evaporado. Retire do forno e reserve.
Coloque o penne em uma panela com 3 litros de água fervente e 3 colheres das de chá de sal. Cozinhe mexendo de vez em quando, com cuidados por 10 minutos ou até o penne ficar al dente. Retire do fogo, escorra a água (reserve ½ xícara das de chá – 120 ml). Reserve a massa.
Na assadeira com os tomates assados, despeje a água do cozimento da massa reservada, o manjericão, as azeitonas e o sal. Misture com cuidado até obter um consistente, mas firme.
Montagem: distribua a massa em fundos e por cima disponha o molho. Polvilhe o queijo parmesão e decore com fatias de laranja
[ad#small-square]