– 4 litros de água (temperatura ambiente a morna – não quente)
– 1 Kg de soda cáustica
– 4 litros de álcool
– 4 Kg e/ou litros de gordura*

Modo de Preparo

Colocar os ingredientes na ordem citada. (cuidado com o vapor que sobe na hora que coloca a soda).
Ir colocando sem muita “frescura”, só mexer depois que todos os ingredientes estiverem no recipiente, é importante respeitar a ordem e a continuidade, deixe todos os ingredientes à mão.
*A gordura: na original, são 4 kg de banha de porco. Eu faço assim, conforme faço frituras, vou coando e guardando as sobras, como faço muito pouco, junto menos de um litro no período, daí complemento
com a banha. A banha deve estar aquecida, não demais, somente até que se torne líquida. Pode ser também somente com óleo.
Recipientes:
Fazer essa mistura em um baldão de plástico, NÃO pode ser alumínio!
Usar para mexer um pau longo.
Depois despejar numa bacia ou gamela preferencialmente retangulares, baixas e largas, de madeira ou de plástico.
Ponto:
Depois de misturar todos os ingredientes, ir mexendo, mexendo, mexendo… se cansar dá para alguém mexer também, não pode parar. Chega um momento em que ao levantar o pau do balde começa a se formar um fio, daí
chegou no ponto. Esse tempo varia de acordo com a gordura, temperatura, marca da soda… poder ser de 10 min até meia hora (+ -).
Deixar na forma (bacia) de 12 à 24 horas, não deixe mais que isso porque fica difícil tirar. vire a bacia em uma superfície lisa e corte com uma faca grande os pedaços de sabão.
Rendimento:
Essa receita para mim, custa + – R$25,00, e tenho sabão por + – 7 meses. Econômico, não!?
E uso, conforme falei no outro e-mail, para roupa, louça e limpeza da casa. Tenho usado inclusive na lava-louças e até agora não estragou a máquina, conforme diz o manual que deve-se usar somente aquele sabão
especial e caro, só que tem que usar bem pouco (1/2 colher de sopa do sabão ralado) senão faz muita espuma. E, também comecei a usar na lava-roupa. É muito !
Armazenamento:
Deixar no inicio numa caixa de papel, para secar. Depois, quando começa a cristalizar ao redor dele (+ – 1 mês) colocar em sacolas de plástico ou espaços úmidos para não secar demais.

Observação

se quiser pode juntar com a água alguma essência ou fazer um forte, tipo alecrim, e usar como água, mas aviso, o cheiro não dura muito tempo
[ad#small-square]