Recheio
2 colheres (sopa) de azeite de oliva
2 dentes de alho amassados
2 cebolas médias bem picadas
4 tomates médios, pelados e sem , picados
1 pimentão verde pequeno picado
1/2 xícara de água
750 g de bacalhau demolhado (550 g pesado seco), desfiado ainda cru
sal e pimenta-do-reino a
1 xícara de leite
2 colheres (sopa) de maisena
10 azeitonas verdes picadas
1/2 xícara de salsa e cebolinha verde picadas


3 xícaras de farinha de trigo
1 xícara de manteiga gelada picada
1 colher () de sal
1 ovo
1 colher (sopa) de água gelada

Modo de Preparo

Prepare o recheio: numa panela aquecida, junte o azeite, o alho e a cebola, e leve ao fogo, mexendo, até dourar levemente. Adicione o tomate, o pimentão, a água, o bacalhau e deixe ferver, mexendo sempre, por 10 minutos. Acrescente sal e pimenta a gosto, o leite misturado com a maisena, e mexa até ficar bem espesso. Tire do fogo.
Prepare a massa: coloque na jarra do processador a farinha, a manteiga e o sal, e bata com a lâmina plástica até obter uma farofa grosseira. Junte o ovo e a água, e bata até formar uma bola.
Aqueça o em temperatura média (180ºC). Com o rolo, abra 2/3 da massa entre duas folhas de plástico e forre com ela uma fôrma de abrir untada, medindo 23 cm de diâmetro por 5 cm de altura.
Junte ao recheio a azeitona, a salsa e a cebolinha verde, misture bem e recheie a torta. Abra a massa restante do mesmo modo e cubra a torta apertando as beiradas e recortando os excessos de massa. Decore com os restos de massa. Pincele com a gema e leve ao forno por 35 minutos ou até ficar bem assada e corada. Aguarde 10 minutos e desenforme
[ad#small-square]