Para :
1/2 xícara de avelãs descascadas
1 e 1/2 xicara de farinha de
8 colheres de sopa de manteiga em temperatura ambiente
6 colheres de sopa de açucar de confeiteiro

Para o recheio:
8 colheres de sopa de manteiga sem sal gelada
50 gr de chocolate meio- picado grosseiramente
1/2 colher de de baunilha
1/2 xicara de farinha de trigo
1 pitada de sal
2 ovos grandes em temperatura ambiente
1 xicara de açucar

Para a cobertura:
100 g de chocolatemeio-amargo picado ou um vidro de Nutella

Modo de Preparo

Pre-aqueça o a 180º. Coloque a avelã, a farinha e o sal no processador e processe por 1 minuto até as avelãs ficarem bem moídas.
Numa tigela média bata a manteiga com o aç~ucar de confeiteiro até ficar um creme leve e fofo. Junte a mistura de farinha e avelãs e mexa até ficar granulosa. Com a ponta dos dedos aperte levemente a massa numa forma de abrir de 23 cm de diametro. Leve ao forno po 20 minutos ou até a massa ficar sequinha.
Retire do forno e deixe esfriar.
Prepare o recheio: numa panela pequena coloque a manteiga e o chocolate e deixe derreter em fogo baixo. Retire do fogo e acrescente baunilha e deixe esfriar por 10 minutos ou até amornar. Numa tigela média misture a farinha e o sal. Reserve.
Bata os ovos com o açucar até engrossar e ficar com cor clara. Junte a mistura de chocolate, acrescente a farinha e misture bem. Espalhe o recheio sobre a massa.
leve ao forno baixo (120ºC) até crescer um pouco e rachar a superfície da torta. Deixe esfriar na forma e só então retire o aro. Reserve.
Faça a cobertura quando a torta estiver fria. Dereta o chocolate em banho-maria e espalhe sobre a torta com uma espatúla. Deixe em temperatura ambiente até a glace ficar firme. Ou espalhe o Nutella por sobre a torta já fria.

Sugestão

Uma opção é usar apenas 50 gr de chocolate meio-amargo e um pote de Nutella na cobertura para não ficar muito doce
[ad#small-square]