500 g de soja em grãos
20 g (4 colheres, de sopa rasas) de sulfato de cálcio (gesso) ou 1 colher, de sopa, de sal

Material necessário:
Panos para fazer queijo (“pano de fralda”)
Moldes (sugestão: usar caixas de leite longa-vida)
Prensa (1 cartão grosso embrulhados com filme plástico)
Pesos (, latas de conserva…)
termômetro de

Modo de Preparo

Deixe os grãos de soja de por 10 a 20 horas, em água suficiente para cobri-los mesmo quando dobrarem de tamanho. Prepare os moldes utilizando uma caixa de leite para cada molde. Corte um dos lados da caixa e, no outro, faça vários furos para que o líquido do tofu saia. Reforce os moldes, se necessário, passando um cordão ou arame por fora. Forre cada molde com um pedaço de pano para queijo, que deve ser grande o suficiente para cobrir todo o tofu.
Escorra os grãos de soja e moa-os em um liquidificador ou processador de alimentos, com água o suficiente para cobri-los. Moa em varias etapas, se necessário, pois a quantidade de grãos vai ser grande. Transfira os grãos moídos com água para uma panela grande e adicione mais água, até dobrar a quantidade de líquido. Leve ao fogo e deixe levantar fervura. Baixe o fogo e deixe ferver por 20 a 30 minutos, retirando com uma escumadeira a espuma que se formar sobre a água. Enquanto isto dissolva o sulfato de cálcio em uma pequena quantidade de água e reserve. Forre um coador grande com um pedaço de pano para queijo e coe o tofu, sobre uma grande tigela ou panela. O líquido coado é o leite de soja e será transformado em tofu. O material sólido que ficar no coador é chamado “okara” e pode ser utilizado em alguns pratos japoneses.
Deixe o líquido esfriar até 70º. Quando estiver nesta temperatura, misture o sulfato de cálcio ja dissolvido em água e mexa. Quase que imediatamente, o tofú começará a separar-se da água. Neste ponto, despeje a mistura nos moldes e cubra-los com o pano de queijo. Sobre cada molde, coloque um pedaço de papel-cartão embrulhados com filme plástico (cortados no tamanho exato do molde) e, sobre esta pilha, os pesos (latas, potes) para que o tofu seja
pressionado e o líquido saia. Após 30 minutos coloque cada molde dentro de uma bacia grande cheia d’água e retire cuidadosamente os tofus dos moldes. O tofú está pronto e para melhor conservação deve ser guardado na geladeira em um pote cheio d’água (troque a água todos os dias). Desta maneira dura 30 dias.

Observação

Tofu é um queijo branco, feito de leite de soja, muito utilizado na oriental, vegetariana e macrobiótica.
[ad#small-square]