300 g de grãos de soja
1150 ml ou 5 xíc. () de água
5 g de cloreto de magnésio*, diluído em 1 xíc. (chá) de água morna
*como a concentração do cloreto de magnésio pode variar, se a quantidade da não for suficiente para coagular o tofu acrescente um pouco mais (ou vice-versa)

Modo de Preparo

Deixe os grãos de soja de por uma noite, em água fria correspondente a 3 vezes o seu volume. No dia seguinte, jogue fora a água do e coloque a
soja no liquidificador, acrescentando aos poucos a água da receita. Bata até obter um creme liso. Coloque em uma panela grande (própria para cozinhar
macarrão e, de preferência, de inox e com fundo grosso). Leve ao fogo médio, misturando com uma colher de pau para não grudar no fundo.
Quando a mistura começar a ferver, desligue o fogo e deixe esfriar por 20 minutos. Passar a mistura em um grande coador de pano (de algodão) e aperte bem, retirando todo o líquido (obs. dentro do coador só deve ficar a casca da soja, que pode ser utilizada para fazer pães ou biscoitos).
Leve o líquido obtido (leite de soja) ao fogo até ferver. Desligue. Com um termômetro, meça a temperatura do leite de soja: ele deve estar entre 70ºC e 80ºC no momento da coagulação. Junte o coagulante diluído em água, mexendo o líquido com a colher de pau. Deixe descansar por 2 a 3 minutos. O tofu cremoso (kinu) está pronto.

Para obter o tofu duro (momen):
coloque em peneira forrada com pano ou em fôrma
própria para queijo (as que contém buracos), também forrada com pano. Depois de colocar o coalho na fôrma e fechá-la com o pano, coloque um peso de cerca de 1 kg sobre ele e espere 10 minutos. Desenforme dentro de água corrente e fria.

Observação

Rendimento: 4 porções

Sugestão

Dica: O tofu duro pode ser conservado dentro de água fria e na geladeira por 4 a 5 dias, ´desde que a água seja trocada todos os dias. É aconselhável que o tofu cremoso seja consumido imediatamente, mas pode ser conservado em geladeira, coberto com filme plástico, por 2 a 3 dias.
[ad#small-square]