00015

2 cenouras médias . 240 g
2 tomates médios . 275 g
1 pedaço médio de nabo . 160 g
4 talos médios salsão . 70 g
1 cebola média . 175 g
1 ramo de salsinha . 4 g
1/2 repolho pequeno . 325 g
5 colheres (sopa) de azeite de oliva espanhol . 50 g
1 e 1/2 litro de caldo de sem gordura
1 xícara (chá) de vinho tinto . 240 ml
2 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado . 14 g
Sal e pimenta-do-reino a
Cebolinha-verde para decorar

Modo de Preparo

Lave as cenouras, raspe as cascas e lave novamente. Corte as cenouras em pedaços pequenos. Reserve.
Lave os tomates e elimine os pedúnculos. Coloque-os em uma panela com ½ litro de água fervente e deixe por 1 minuto. Retire do fogo, escorra a água, parta os tomates ao meio e descarte as . Pique a polpa em pedaços pequenos e reserve.
Raspe a casca do nabo, lave-o pique em pedaços pequenos. Lave os talos de salsão, elimine as folhas e as fibras mais duras. Pique os talos em pedaços pequenos e reserve.
Descasque a cebola, elimine as extremidades, corte em pedaços pequenos. Lave a salsinha e a cebolinha-verde. Elimine a parte mais dura do repolho, corte em tiras finas e reserve.
Coloque em uma panela o azeite de oliva, as cenouras, os tomates, o nabo, o salsão e a cebola. Leve ao fogo e refogue, mexendo de vez em quando, por 10 minutos. Junte o caldo de carne, o vinho tinto, o ramo de salsinha, os talos de cebolinha-verde, o sal e a pimenta-do-reino. Tampe a panela e cozinhe, mexendo de vez em quando, por 30 minutos.
Incorpore o repolho e continue a cozinhar (panela tampada e mexendo de vez em quando), por mais 20 minutos. Acerte o sal, tire a salsinha e a cebolinha-verde. Retire do fogo.
Montagem: distribua a sopa em fundos ou pequenas tigelas, decore com cebolinha-verde e sirva em seguida.
[ad#small-square]